MATHEUS 12 GOLEIRO

Minha foto
Tenho 35 anos, 17 anos como goleiro profissional de futsal,passagens em vários clubes de diferentes regiões do Brasil.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Futsal do Brasil passa a adotar novidades na regra em 2011.

 

A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro já tem novidades importantes. A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Dentre as novidades, duas chamam mais a atenção. A primeira é a que envolve a participação dos goleiros na partida e a segunda trata de lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Outras mudanças também serão aplicadas, como a possibilidade de cobrar o tiro lateral sem a bola em cima da linha e a delimitação da área reservada aos técnicos.
Para o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch de Figueiredo, as novas regras fazem parte da intenção da Fifa de difundir a prática do futsal pelo mundo. “Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras, pois o futsal brasileiro é referência na modalidade”, afirmou.
Segundo ele, as mudanças no Brasil só passaram a valer a partir do dia 1 de janeiro, pois, não há como alterar as regras durante a temporada. “A Fifa decidiu pela alteração no fim de setembro, mas nossas competições já estavam em andamento. Por isso, nas competições nacionais elas só começam a valer a partir de 2011”, explicou.
Porém, todas as competições internacionais da modalidade disputadas a partir de setembro de 2010 já foram realizadas de acordo com as novas regras. Dentre elas, podem ser destacadas o 6° Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino e todos os amistosos da Seleção Brasileira.
Mudanças
O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem.
Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso mudaram a regra”, disse o dirigente. A última mudança em relação ao goleiro é que, no arremeso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.
Outra alteração importante trata do apito final do cronômetro. Agora, se um jogador chutar a bola e disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para encerrar o jogo. Caso a bola entre no gol ou toque no goleiro e ultrapasse a linha, o gol é validado. No entanto, caso ela toque em qualquer outro jogador, a jogada é terminada e a arbitragem pode encerrar a partida. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o final do jogo.
As outras mudanças que Paraguassu destaca são a possibilidade de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central. Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário. A última alteração destacada pelo diretor de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até as duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Sumov acerta com o técnico Elivésio Fernandes

  
Divulgação

O técnico buscará títulos com o Sumov em 2011
A diretoria do Sumov Atlético Clube anunciou na manhã desta quinta-feira (3/2) o nome do seu novo comandante técnico. Trata-se do experiente técnico Elivésio Fernandes, que foi contratado para dirigir o clube na temporada 2011. Além do treinador o clube anunciou também a contratação do preparador físico Júlio César.

Figura mais que conhecida no futsal do nordeste brasileiro, Fernandes também é um dos treinadores mais vitoriosos do Ceará. Ele já comandou as equipes do Ferroviário, do Ceará, do Horizonte e do Fortaleza, conquistando títulos de campeão cearense nos três últimos. O técnico também foi campeão da Liga Nordeste de Futsal em 2007, quando dirigia a equipe do Granja.

Além de já contar com os reforços do goleiro Matheus, que veio do ABC/UnP/Art&C-RN e do pivô Diego César, ex-Fortaleza-CE, V&M Minas-MG e UCS-RS, o time ainda espera mais dois reforços que estão pertos do acerto, que são os atletas João César e Thiago Simões. A diretoria do clube deve agregar ao grupo principal alguns atletas da base e continuará em busca de novos reforços.

O primeiro compromisso da agremiação da temporada 2011 será a Série Ouro da 20º Copa Metropolitana de Futsal que começa no próximo mês. O campeão dessa competição será um dos representantes cearenses na Liga Nordeste 2012.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ABC quer boa campanha na Superliga para se reerguer
 


Time abecedista conquistou a Liga Nordeste em 2010 e, por isso, disputa a Superliga
O ABC (RN) será o representante da região Nordeste na VI Superliga de Futsal, competição que abre a temporada do salonismo nacional e que será disputada entre os dias 23 e 27 de fevereiro, em Betim (MG). Com uma equipe modesta e formada apenas por atletas do estado, os norte-rio-grandenses vêem na competição a oportunidade perfeita para ajudar a reerguer o time.

“Depois da conquista da Liga Nordeste e do Campeonato Potiguar, o time se desfez por causa da saída do principal patrocinador. Só agora é que estamos remontando a equipe”, explicou o técnico Gileno. Segundo ele, o time começou a treinar há uma semana e conta com uma base do ano passado, mas sem jogadores importantes, como o goleiro Matheus, que foi para o Sumov (CE).

“Temos aqui o Léo Rumenige, o goleiro Neílson e outros jogadores que ficaram do ano passado”, disse ele, que acredita que o time do ABC não terá problemas de entrosamento. “Todos os atletas são daqui do estado. Então, todos se conhecem de atuar junto ou de se enfrentar pelos campeonatos e isso é bom porque todo mundo já sabe como o outro joga”, explicou.

Apesar das dificuldades, o treinador abecedista está confiante na equipe. “Todo mundo sabe da responsabilidade de defender a camisa do ABC. É um time tradicional no cenário brasileiro, campeão da Liga Nordeste, com boas participações em Taça Brasil. Precisamos de uma boa campanha para recuperar esse prestígio e, quem sabe, conseguir patrocínios para montar um time mais forte para o ano”, concluiu.

Disputa 
 
O ABC está no grupo A da competição ao lado da IACC/Águia Seguros/Unimed (SC), da Copagril/Faville/Dalponte (PR) e do Betim (MG). A estreia será no dia 23, às 20h30, no ginásio Divino Ferreira Braga, contra a equipe mineira. As quatro equipes jogam entre si, e as duas melhores classificam-se para as semifinais. No outro grupo, enfrentam-se Cresspom (DF), V&M Minas (MG), Carlos Barbosa (RS) e Maranhão (MA).
Sumov anuncia mais uma contratação
  
Divulgação

Diego César já defendeu as cores do Fortaleza
Ainda se reforçando para a disputa do Campeonato Cearense de Futsal neste ano de 2011, a tradicional equipe do Sumov anunciou nesta segunda-feira (1/2) mais uma contratação para reforçar o time de Fortaleza (CE). Trata-se do pivô Diego César, que estava defendendo a equipe do Crateús, do interior cearense.

O atleta, que também tem passagens pelo Crateús, do interior cearense, chega para ser a referência no ataque do Sumov. Apesar de ter apenas 21 anos, Diego César já teve passagens por várias equipes do futsal nacional.

O atleta disputou a Liga Futsal por duas equipes diferentes. A primeira foi a Cortiana/UCS e a segunda pela Ulbra/Suzano. Mais recentemente, ele também disputou a competição defendendo as cores azuis e brancas da V&M Minas.

Para o supervisor do Sumov, Segundo Costa, o jogador é um antigo sonho do clube cearense. “Já trabalhei com ele e já há algum tempo tentava sua contratação para o Sumov. Negociamos por algum tempo e agora chegamos ao acordo”, disse.

Esta é a terceira contratação do time de Fortaleza para a temporada 2011. O clube já acertou a contratação do goleiro Matheus (ex-ABC/Art&C/RN) e do ala Rafael Negão (ex-Horizonte/CE). “Estamos no caminho certo, contratando peça por peça. Certamente teremos uma equipe competitiva que lutará pelos títulos na temporada”, finalizou Costa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


                             Glória Futsal se apresenta.

Na noite desta segunda feira (01) a torcida de Nossa Senhora da Glória (SE), conheceu o novo elenco que irá representar a cidade na Copa TV Sergipe de Futsal 2011.

Sob o comando do Técnico Paulo Mendonça e do seu preparador físico o elenco se apresentou e já foi aos trabalhos visando à estréia na Competição mais badalada do futsal sergipano. O elenco é uma mescla de jogadores experientes e acostumados à decisão e outros mais jovens que foram destaques em competições do município e ganharam espaço. Confira a lista de jogadores:

Goleiros:
Gueu
Faguinho
Elenilson

Fixos:
Akes
Thyago
Juninho

Alas:
Saymon
Léleco
Daniel
Lucas Tuffo
Wendell
Carlos

Pivô
Varley

Torcida, um show a parte.

Quem esteve presente na apresentação da equipe presenciou uma torcida inflamada e em grande número no ginásio Padre Leon Gregório.

“Eu particularmente nunca tinha visto. Não tinha jogo, não era amistoso, apenas a apresentação do elenco e o grande número de pessoas presentes me impressionaram, espero e peço a presença de todos durante toda a competição.” afirmou Paulo Mendonça.

O elenco segue treinando diariamente, sob orientação do preparador físico da equipe. A estréia da equipe Gloriense na copa TV Sergipe de futsal está marcada para o dia 15 de Fevereiro as 20H30 diante da Seleção de Canindé do São Francisco, no ginásio de esportes Padre Leon Gregório em Nossa Senhora da Glória (

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

                         Liga Futsal 2011 terá 24 equipes

 
Divulgação/CBFS

Reunião confirmou a ampliação do número de times da Liga Futsal
Guarulhos (SP) - A Liga Futsal 2011 terá um novo formato. A reunião que deliberou as mudanças ocorreu nesta segunda-feira (31/1), em Guarulhos (SP), onde clubes e empresas proprietárias de franquias, dirigentes da CBFS e interessados em participar da principal competição do salonismo nacional definiram pela ampliação do número de participantes e a mudança da fórmula de disputas.

A partir desta temporada a Liga passará de 21 para 24 clubes, ampliando a briga pelo título. Com um aumento do número de participantes foi definida a nova fórmula de disputa, em que os clubes terão a primeira fase com todos jogando contra todos em turno único. Ao final da primeira fase os 16 melhores colocados avançarão.

Na etapa seguinte da Liga Futsal os 16 classificados serão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Nesta fase, as equipes duelarão apenas contra as equipes de suas chaves, em turno e returno, com os dois melhores passando para as quartas-de-final. A partir desta fase, o campeonato passa a ter jogos eliminatórios (ida e volta), até a definição do campeão, que deve ser definido em novembro.

Em relação à temporada passada, serão sete novos clubes, inclusive com a mudança da Cortiana, que transferiu sua franquia de Farroupilha (RS) para Santos (SP), com a parceria com o Santos Futebol Clube. Além dos santistas, o Suzano/Penalty (SP) e IACC/Águia Seguros/Unimed (SC), entraram como franqueados da Penalty e da Umbro, respectivamente.

A ampliação do número de participantes implicou na inclusão do Distrito Federal e do Mato Grosso, que agora terão representantes na Liga Futsal. Peixe/Mazza (DF) e Mato Grosso (MT) foram aprovados pelo colegiado, bem como os convites ao São José Futsal (SP) e Colégio Londrinense (PR).

Confira os clubes participantes da Liga Futsal 2011
 
Anápolis Futsal/SuperBolla (GO)
Assoeva/Unisc/Krofam (RS)
Atlântico Apti Uri Erechim (RS)
Carlos Barbosa (RS)
Colégio Londrinense (PR)*
Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Diplomata/Muffatão (PR)
Florianópolis FutSal (SC)
Krona/Joinville/DalPonte (SC)
Macaé Sports (RJ)
Mato Grosso (MT)*
Peixe/Mazza (DF)*
Poker/PEC (RJ)
Praia/Pepsi/Curinga Fiat (MG)
IACC/Águia Seguros/Unimed (SC)*
Intelli/Orlândia (SP)
Santos/Cortiana/Unilus (SP)*
São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
São José Futsal (SP)*
SPFC/Bebedouro/Construban (SP)
Suzano/Penalty (SP)*
Unisul/Seguridade (SC)
V&M Minas (MG)
Gazin/Oi/Penalty (PR)

*Equipe estreante

                Afagu/Russas (CE) volta ao futsal em 2011


Depois de conquistar a Liga Nordeste em 2006 e o Campeonato Estadual do mesmo ano o Afagu/Russas (CE), encerrou suas atividades em 2007. Refém da falta da equipe de futsal, a população da cidade pedia a um bom tempo a equipe de volta a elite do futsal nordestino, o que quase aconteceu em 2010, porém, a volta da equipe ficou para 2011.

A volta era especulada, no entanto a definição veio na reunião da manhã deste sábado, 29, entre a Empresa Afagu Raimundo Cordeiro de Freitas, que dará todo o respaldo a equipe e outros empresários da cidade, além da diretoria da equipe, Fernando Leite, diretor, e Erivando Lima, supervisor.

A pauta da reunião não se limitou apenas a tratar da volta da equipe, e sim do planejamento para a temporada. A apresentação do elenco ficou marcada para o dia 7 de Fevereiro, a pré-temporada será realizada na cidade de Apodi (RN), as competições que o elenco russano disputará as seguintes: Copa Metropolitana e o Campeonato Cearense de Futsal.

Quanto ao elenco alguns jogadores já estão contratados, porém, só serão anunciados na apresentação da equipe. Especula-se que grandes nomes do futsal cearense e nordestinho serão contratados, como o goleiro atual bi-campeão cearense pelo Horizonte, Glauber e o fixo ex-Mombaça, Gil, o pivo Edilson ex-ABC.